sexta-feira, 9 de julho de 2010

Momento de Emoção

As turmas já estavam a postos. Os convidados posicionavam-se do lado direito da faixa. Ambos ansiosos com o que em poucos minutos iria começar. Finalmente, a voz da professora Glória Matos (a Glorinha do SEAC), chamou a primeira turma, dando início a esta grande festa tão esperada por todos os que se chamam Maristas, a abertura da XXVII Olimpíada Esportiva Cultural Marista.

Sexto, sétimo, oitavo, nono do EF e primeiro, segundo e terceiro do EM, com tantos anos e sonhos diferentes entre si, mas compartilhando da mesma "fúria" para conseguir o tão esperado troféu. Conforme entravam no ginásio, iam contagiando todos com sua alegria, força e energia. Nessa entrada de turmas, o Colégio pode presenciar os mais diversos temas possíveis. Indo do povo de Na'vi (do filme Avatar) até o fundo do mar com Bob Esponja, desvendando mistérios de Scooby Doo, trazendo gargalhadas do CQC, animando com o Samba e o Esporte, salvando donzelas em Super Mário, indo dos Loucos de um hospício às maravilhas e luzes do Cassino, vivenciando histórias de Ali Babá e ainda conhecendo os mexicanos. Na quadra, em apenas noventa minutos, demos a volta ao mundo real e imaginário, tendo a fantasia, ali, sendo apresentada para todos aqueles que quiseram ver.

Após a entrada das turmas, a tradição Marista manda que a ola percorra, como uma onda, a todos ali presentes. Uma alegria que vai dos alunos aos convidados e que depois, mesmo voltando, o sentimento permanece.
Em seguida, foi a vez das bandeiras brancas e azuis. Em plena sincronia e graciosidade, alunos, orgulhosos, corriam ao som da música tema do 007, representando a sua turma para depois ficarem a postos para a execução do Hino Nacional e, seguidamente, ouvirem as carinhosas palavras do Irmão Iranilson Correia de Lima, diretor do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro.
Não demorou muito para outra tradição acontecer... O momento da dança mais uma vez impressionou com passos e ritmo da coreografia ao som de "Não Quero Dinheiro", do Tim Maia, que tinha toda ligação com a campanha desse ano. Dançarinos simplesmente encantadores.

Mesmo com tantas tradições sendo seguidas, inovar não é ruim. Neste ano, todas as turmas pintaram uma singela bandeira e, na grande noite, elas foram reveladas juntas, formando uma única bandeira, passando, em uma frase, um desejo nobre: "Que todos sejam um!". Para finalizar essa inovação, o coro "Ah, eu sou Marista!!!" foi puxado pelos que traziam as bandeiras, tendo como resultado todos os alunos - e até ex alunos - de pé cantando. Afinal, uma vez Marista, sempre Marista.





Voltando com a tradição, o teatro entrou em campo! E, como de costume, os atores maristas conseguiram passar o tema da Campanha de 2010 com perfeição e criatividade. Além disso, neste ano, vários alunos participaram desse momento, tendo em vista que no ano anterior apenas quatro fizeram a encenação.
Infelizmente, a magia desta festa de iniciação estava próxima do "grand finale". As luzes se apagaram e ocorreu mais uma surpresa: os que pronunciam o juramento puxaram a tão conhecida pós-recreio Oração da Hora. No juramento, todos os atletas juraram respeitar todas as normas, perder com dignidade e vencer com humildade; vivenciando assim os princípios da filosofia Marista.


Finalmente, chegara o momento mais esperado: os Deuses. Ou, nesse caso, as Deusas, já que houve mais uma inovação. Nessa XXVII Olímpiada Marista tivemos duas lindas deusas e nenhum deus. Carregando a famosa e magnífica tocha, elas deram a volta no ginásio e, seguindo a tradição, acenderam a pira Olímpica ao som dos aplausos e gritos de comemoração. Iniciando, assim, a nossa XXVII Olímpiada Esportiva Cultural Marista.




Por Flávia Najar

Fotos: Giulia de Vito e Graciele Costa (Graça)

Vídeo: Alexandre Casaes, Guilherme Vale e Matheus Coutinho


Nenhum comentário: