Na segunda-feira (09/07), o SJ GERAL On Line publicou o texto, “Aonde vamos parar?”, de Bárbara Bárcia e Nicole Manes, alunas do projeto de mídia-educação do CPTV Marista-Rio. A publicação foi realizada por engano, sem as devidas apuração e edição de texto e imagem. A equipe do CPTV entendeu que a melhor correção seria retirar o texto do ar, o que já foi feito, haja vista a inapropriada forma de lidar com a temática: reflexos da violência nas crianças.
As crianças não têm culpa de terem seu imaginário tomado pela vivência próxima da violência e, em hipótese nenhuma, devem ser destacadas ou julgadas por tais atitudes. Nossa sociedade caminha para o reconhecimento e para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, entretanto, segundo o monitoramento anual da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância –, o próprio ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente– ainda é pouco coberto pela imprensa, estando presente em apenas 1,54% dos veículos de comunicação em 2004. A ANDI é uma das entidades que conta com a apoio do Marista e do Instituto Marista de Solidariedade.
Como todas as produções do CPTV Marista-Rio, a realização deste Blog é um importante momento de aprendizagem para toda a nossa equipe de alunos e profissionais, bem como para toda a comunidade educativa Marista. Entendemos que os erros fazem parte do processo de aprendizagem e, sempre os corrigiremos, o quanto antes.
Comunicação, educação e os desdobramentos da violência fazem parte do diálogo escolar do Marista. Nesse entendimento, pedimos desculpa e reafirmamos os nossos compromissos de comunicar e educar com qualidade.
Alexandre Casaes
editor do CPTV Marista Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário