sábado, 24 de outubro de 2009

Noite de emoção na abertura

A abertura de 5ª série/EF ao 3º ano/EM da XXVI Olimpíada Marista foi maravilhosa! As apresentações das turmas foram bem animadas, com alegorias e adereços criativos. Cada apresentação mostrava um ponto de vista diferente sobre o lema deste ano: “A Paz é Fruto da Justiça” e lembraram momentos de violência para reforçar as formas de combatê-la, deixando, cada turma a sua maneira, mensagens de paz entre os povos, no trânsito, nos estádios...



Muitos personagens apareceram “infiltrados” no meio das torcidas, como o Lanterna Verde, o Profeta Gentileza, o Pequeno Príncipe, a turma do Popeye e até um astronauta! As turmas 1301 e 1302 arrasaram com um show de mágica e uma viagem no tempo inesquecível. Não podemos deixar de mencionar a hilariante presença do Fred Mercury Prateado.

A dança das bailarinas e o desfile das bandeiras iniciaram o show. “A minha busca é na batida perfeita. Sei que nem tudo tá certo, mas com calma se ajeita. Por um mundo melhor, eu mantenho minha fé. Menos desigualdade, menos tiro no pé”, assim como um verdadeiro desabafo, os alunos do 3 ano/EM dançaram a música de Marcelo D2, preparando o clima para o vídeo que emocionou. A entrevista do ex-aluno Carlos Santiago, pai de Gabriela (assassinada no Metrô em 2003) e o clipe da música Metade de Oswaldo Montenegro trouxeram um momento de reflexão.


Luzes negras fizeram as luvas brancas brilharem na escuridão no gesto de paz.
O teatro foi um dos momentos mais simbólicos da abertura que encenou as diferenças de oportunidades nas classes sociais. A expressividade do atores mostrou claramente essa triste realidade.



Como em todos os anos, os atletas juraram “perder com dignidade e vencer com humildade”. E logo em seguida, as deusas Nathália Rosa e Carolina Varela, que representaram a justiça com o martelo e a espada, deram início à cerimônia do fogo simbólico. A aparição dos deuses foi o maior sucesso! Os irmãos Lucas e Matheus Palazzo foram os escolhidos e fizeram a platéia berrar a plenos pulmões, encerrando a cerimônia.


Texto: Giovanna Miler e Kelly Toledano
Fotos: Kelly Toledano

Um comentário:

Joadir Foresti disse...

Quero reforçar a necessidade de conscientizar também as autoridades sobre a questão de que a "Paz é fruto da justiça". Quero aqui lembrar um grande líder (Irmão Firmino Biazus - Porto Alegre), para ele: "paz é você quem faz". Grande abraço e sucesso a todos. (Ah. estive aí com vc no ano passado prestigiando a abertura da olimpíada).
De Brasília, Joadir Foresti